sexta-feira, 31 de outubro de 2014

As Above, So Below (2014)

 
Quantos de nós já visitámos uma feira popular? Certamente nos cai em graça a memória de alguma vez pormos os pés numa casa assombrada. Pois, para mim, AS ABOVE, SO BELOW foi mais uma dessas idas a uma casa-não-tão-assombrada que encontramos por aí nos parques de diversões ou nas ditas feiras populares.
 
 
Descrito por algumas críticas como uma verdadeira colonoscopia pelas catacumbas de Paris, a película escrita pelos irmãos Drew e John Erick Dowdle (realizador de Quarantine e Devil)  e dirigida por este último falha miseravelmente em cumprir as expectativas criadas em redor deste filme. Sendo ele detentor de uma premissa interessante e com o seu quê de rejuvenescimento, à mercê de um realizador que demonstrou um certo grau de perícia na execução de filmes em espaços confinados, veio como uma surpresa a má concepção deste faux-doc.

Nele, embarcamos numa jornada com Scarlet (Perdita Weeks) académica de resguardo, fluente em 6 línguas e cinturão negro em Krav Maga, na procura efémera da pedra filosofal. Abelhuda, extremamente impulsiva (ao ponto de nos criar uma vacilante fúria desenfreada sempre que ela se nega a ouvir um "não") e com pouca consideração por tudo e todos, à excepção da sua obsessão patológica pela busca da pedra de Flamel, Scarlet  segue um conjunto de pistas que a levam a montar uma expedição até às infames catacumbas parisienses. O quinteto que a acompanha é constituído por o seu ex-amante fluente em línguas mortas George (Ben Feldman), Benji (Edwin Hodge) o cameraman que decidiu fazer desta caça ao tesouro um documentário, Papillon, Souxie e Zed, três parisienses habituados a manobrarem-se pelas galerias subterrâneas, que aceitaram guiar os 3 estrangeiros sob o falso pretexto de enriquecerem com o tesouro que nelas viriam a encontrar.

Apesar da óbvia estupidez que era acatar a teimosia de Scarlet, que os leva para patamares cada vez mais profundos das catacumbas, a equipa (cujos membros possuem, cada um, uma câmara HD nos seus capacetes) obedece sem nunca perder de vista o seu objectivo. Excepto, claro, quando a realidade deixa de ser vinculada pela lógica e coisas estranhas, absurdas e macabras começam a ocorrer. A expedição tornou-se, de facto, numa viagem ao inferno do subconsciente dos 6 exploradores.

Difícil de assistir devido ao enjoativo e alienante carácter do trabalho de câmara, o filme é marcado por um ritmo extremamente acelerado, o que causa alguma confusão e nos deixa com umas quantas questões e é, na minha humilde opinião, atolado por demasiada bagagem narrativa. A desilusão perdura quando os irmãos Dowdle decidem não fazer jus do ambiente naturalmente sombrio e claustrofóbico de um cenário acanhado e único das catacumbas. Em vez disso As Above, So Below arrasta-se desnecessariamente ao tentar afirmar os elementos do bando como pessoas, culminando num final piegas e sentimentalista.

Não obstante a metragem não é, de todo, descabida de alguns méritos. É possível identificar pistas visuais impressionistas  logo nos primeiros minutos de filme e é, notória a tentativa de este se diferenciar da preponderância dos filmes found-footage. Há que louvar, também, a atmosfera surreal criada em As Above, So Below de vaguear às escuras sob as ruas da capital francesa, incitando uma experiência verdadeiramente desorientadora, sem esquecer ter em conta todos os desafios e dificuldades que as catacumbas parisienses representariam para uma equipa de filmagem tradicional - tectos baixos, passagens estreitas e água até à cintura. Ainda assim, foi possível gerar momentos de tensão genuína sem causar  muito afastamento da esfera do real.

Para todos os efeitos, se esperam encontrar uma história genuinamente interessante junto das ossadas centenares das galerias subterrâneas de Paris o meu conselho seria mesmo visitarem-nas pessoalmente.


Título Original: As Above, So Below (EUA, 2014)
Realizador: John Erick Dowdle
Argumento: Drew Dowdle, John Erick Dowdle
Intérpretes: Perdita Weeks, Ben Feldman, Edwin Hodge, François Civil
Fotografia: Léo Hinstin
Género: Terror, Thriller
Duração: 93 minutos
 

Sem comentários :

Enviar um comentário