terça-feira, 4 de junho de 2013

Filme do Mês #5

Todos os meses, o filme com estreia - comercial - nacional que melhor pontuação recebeu da redacção do Matinée Portuense, e o que por cá se escreveu sobre ele.

Maio, 2013

Ainda não foi desta que conseguimos seguir as estreias comerciais com a atenção desejada. Ainda assim, dos filmes vistos, poucos foram os que desiludiram a redacção. Gangsters coloridos, festas desmedidas, passados revisitados e passeios pelos montes. Feito o resumo do mês, SPRING BREAKERS, de Harmony Korine, que, com as suas nove câmaras fluorescentes, levou para casa o título mensal.

«Por não se poder esconder a vacuidade dos comportamentos - porque, efectivamente, não há ali nada senão o hedonismo histriónico de umas spring breaks alimentadas a alucinogénicos -, tenta-se atribuir-lhes um sentido qualquer, metralhando máximas pseudo-filosóficas que, a cada reprodução, se vão esvaziando do seu significado.» (ATF)

2 comentários :

  1. Vi recentemente o Gummo e foi uma experiência interessante. Só por esse filme já se nota o quão peculiar é o cinema do Harmony Korine. Espero ver este brevemente mas as minhas expectativas são baixíssimas, com tantas críticas negativas a choverem :P

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu gostei imenso do filme (como costumo gostar dos trabalhos do Korine). Mas sim, é um cineasta muito sui generis, peculiar q.b. Aconselho-te imenso o SPRING BREAKERS (e espero que gostes, para não me sentir tão sozinho nesta blogosfera :p).

      Cumprimentos cinéfilos,
      António Tavares de Figueiredo

      Eliminar