segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Reservoir Dogs (1992)

Numa altura em que Quentin Tarantino, desiludido com a projecção digital dos seus filmes, fala em terminar a sua carreira no Cinema - pelo menos, no que à realização diz respeito -, parece-me justo recuperar a obrar que lançou as bases do seu retumbante sucesso. Escreve-se de RESERVOIR DOGS, falso heist movie, muitas vezes ignorado numa primeira abordagem ao trabalho do cineasta norte-americano.


Dois anos antes do célebre mosaico que lhe traria a fama definitiva, Tarantino punha-se a dirigir um assalto executado por uma equipa de seis larápios coloridos. O argumento, escrito na ressaca de décadas passadas a ver filmes, chega às mãos de Harvey Keitel que, gostando do que lê, decide co-produzi-lo. Com a ideia, já a ganhar forma, surgem também os primeiros traços autorais; o cuidado em relação ao storytelling, as homenagens cinematográficas, o exercício de casting impecável, o tratamento peculiar dado à violência - tanto física, como verbal - e as múltiplas referências à cultura pop, por vezes obscuras, que se vão desdobrando ao longo da sua obra. Bastará atentar ao prólogo de Reservoir Dogs para identificar algumas, diálogo inspiradíssimo sobre o significado de Like a Virgin, com Mr. Brown - o próprio Tarantino, tão asqueroso que chega a ser comparado a merda - a afirmar que toda a música não passa de uma metáfora para pilas grandes. Os diálogos explícitos e vernaculares tornar-se-iam, de resto, seu apanágio.

Começa também em Reservoir Dogs a sua vontade de subverter as convenções dos géneros, de desencaixotar as histórias que idealiza. Aqui é o crime que é mantido sempre fora-de-campo, mostrando-se ao público apenas o seu planeamento e consequências. O assalto descamba e os que sobrevivem vão parar a um armazém. Acabam por se confrontar, todos contra todos, e a coisa acaba mal. Há sangue, orelhas cortadas, traições e tiroteios, momentos de verdadeira antologia cinéfila - como só Tarantino sabe criar e conjugar - que dão gosto descobrir e (re)ver. Cão que ladra também sabe morder.


Título Original: Reservoir Dogs (EUA, 1992)
Realizador: Quentin Tarantino
Argumento: Quentin Tarantino, Roger Avary
Intérpretes: Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen, Chris Penn, Steve Buscemi, Quentin Tarantino, Lawrence Tierney, Edward Bunker
Fotografia: Andrzej Sekula
Género: Crime, Thriller
Duração: 99 minutos




Sem comentários :

Enviar um comentário