sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Moonrise Kingdom (2012)

Elogio à (sua) infância, MOONRISE KINGDOM poderá muito bem ser um dos melhores filmes de Wes Anderson, se não mesmo o melhor. História proto-romântica de dois pré-adolescentes que, julgando-se apaixonados, fogem de casa num Verão, revela o talento do cineasta norte-americano em se imprimir em cada fotograma das suas obras. Assiste-se a um perfeccionismo já raro - exibido igualmente a nível dos departamentos, com o merecido destaque a ir para as fabulosas direcções de arte e de fotografia -, demonstração exemplar de um estilo visual característico que, estendido aos limites, se mostra capaz de suportar a fita.


Wes Anderson e Roman Coppola voltam a funcionar bem como dupla após The Darjeeling Limited. Criam uma narrativa doce e inocente, capaz de ultrapassar as falhas que apresenta  - quebra acentuada entre as suas metades; cansaço acumulado pela imagética forte com que Anderson teima em injectar cada segundo da fita - e de conquistar o espectador. Da junção daquelas crianças rejeitadas - incompreendidas pelas diferenças que exibem - resulta uma espécie de conto-de-fadas, uma demonstração de afecto por toda uma época e fase da vida.

Narrado por uma personagem que na aparência faz lembrar Steve Zissou - o biólogo marinho de outras andanças -, Moonrise Kingdom assume-se como uma viagem pela lembrança, marcada por uma nostalgia simpática. Na direcção de um elenco na sua maioria seu conhecido - são muitos os regressos de obras anteriores -, Anderson destaca-se pelo virtuosismo com que conduz esta sua incursão pela Nova Inglaterra dos anos 60. Falha, contudo, em controlar a veia criativa, exagerando na manifestação da sua visão bastante peculiar. Não é perfeito, mas também quem disse que a magia tinha de o ser?


Título Original: Moonrise Kingdom (EUA, 2012)
Realizador: Wes Anderson
Argumento: Wes Anderson, Roman Coppola
Intérpretes: Jared Gilman, Kara Hayward, Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton, Jason Schwartzman, Harvey Keitel, Bob Balaban
Música: Alexandre Desplat
Fotografia: Robert D. Yeoman
Género: Comédia, Drama, Romance
Duração: 94 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário