segunda-feira, 29 de outubro de 2012

The Texas Chain Saw Massacre (1974)

Em sequência deste Especial Halloween, mais um slasher de terror merecedor de menção será sem dúvida The Texas Chain Saw Massacre, de Tobe Hooper. Introduziu mais uma figura antagonista inesquecível, Leatherface, acompanhado de uma família de homicidas canibais que nos trazem momentos de completo horror. Apesar de ser low-budget, continua a ser uma das grandes influências no cinema de terror e aclamado tanto por críticos como pelos amantes do género.

Cinco jovens, a caminho do cemitério para visitar a campa do avô. No entanto as coisas não correm como previsto, quando são abordadas por personagens sinistras e acabam sendo perseguidos por uma família de sádicos, incluindo um que usa máscaras feitas da cara das suas vitimas e constrói mobília com os ossos. Os jovens vão sendo apanhados um a um, presos num pesadelo aparentemente inacabável. 

The Texas Chainsaw Massacre traz ao de cima uma história aterrorizadora, e por isso à que dar merito a Tobe Hooper e Kim Henkel, por terem criado um enredo bastante apelativo para o público sedento de sangue. O factor low-budget não afecta de qualquer maneira a qualidade do filme, que é um dos mais marcantes do cinema de terror, e chega a dar-lhe um toque mais realista, que por sua vez permite que o observador interiorize os acontecimentos e se consiga imaginar neles. Estamos perante um verdadeiro ambiente de terror e isso é o que trouxe o sucesso nas bilheteiras e nas críticas. A cinematografia também é boa, tanto para a época como para o tipo de equipamento usado e com tão pouco dinheiro é algo surpreendente. As actuações são bastantes credíveis e Marilyn Burns demonstra uma grande capacidade pulmonar, com um óptimo desempenho que realmente transmite um sentimento de puro terror.

Um verdadeiro ícone de terror. Com este Especial Halloween será provável que me repita, mas são casos em que estamos perante verdadeiros filme de terror que marcaram gerações e definiram o género e este é um desses casos. Recomendo para todos, mesmo que não sejam apreciadores deste tipo de filme, assim poderão viver o verdadeiro terror que este filme transmite, para quem gosta e nunca tenha visto, será uma excelente adição que nunca perde o encanto mesmo após uma segunda ou terceira visualização.


Título Original: The Texas Chain Saw Massacre (EUA, 1974)
Realizador: Tobe Hooper
Argumento: Kim Henkel, Tobe Hooper
Intérpretes: Marilyn Burns; Allen Dazniger; Paul A. Partain; William Vail; Teri McMinn; Gunnar Hansen; Edwin Neal; John Dugan
Música: Wayne Bell; Tobe Hooper
Fotografia: Daniel Pearl
Género: Terror; Thriller
Duração: 83 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário