quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween (1978)

Finalmente, chegamos ao dia dos monstros e dos espíritos, e qual seria a melhor maneira de o celebrar do que com Halloween (1978), de John Carpenter, uma das grandes mentes do cinema de terror. O filme que mais marcou o género de terror slasher e que ainda hoje influência o mesmo. Introduzindo Michael Myers, o antagonista mais psicopático e mal compreendido da história do terror.

Após ter morto a irmã mais velha à facada, Michael Myers, de 6 anos, é institucionalizado durante 15 anos. Na noite antes do dia das bruxas, Michael foge e volta à sua terra natal, mas mesmo com os avisos do seu psicólogo, Dr. Sam Loomis, já será tarde demais. Principalmente para os jovens desprevenidos de Haddonfield, Illinois, que quando menos esperarem serão as presas de Myers durante a noite de Halloween.

Definitivamente, a obra-prima de Carpenter que com este filme deu à luz uma longa linhagem de slashers de terror após a grande influência de Psycho, de Alfred Hitchcock. O argumento é muito bom, acompanhado da realização inspirada de Carpenter, que dificilmente mostrará tanto potencial em projectos posteriores. As actuações são óptimas e as personagens são credíveis e fáceis para o público se identificar com elas, principalmente e curiosamente com Myers. O filme é low-budget e no entanto é surpreendentemente marcante e memorável.

Ao contrário do que se possa pensar, não é muito puxado para a violência extrema e gore, tal foi evoluindo mais tarde em filmes inspirados o Halloween. No entanto é um filme de verdadeiro terror, consegue literalmente deixar os cabelos em pé e dar arrepios na espinha, juntando um climax acelerado e de ferver o sangue. É, portanto, o filme que merece o lugar no pódio e a ultima e mais importante menção neste Especial de Halloween, não por partilhar o mesmo nome do dia, mas sim por ser um filme perfeito para ver dadas as circunstâncias.

Sendo um filme que define o seu género, irá pertencer à filmoteca obrigatória do blog. Com uma recomendação especial para ser visto hoje, por quem tenha disponibilidade, ou então o mais rápido possível, se nunca o viram.


Título Original: Halloween (EUA, 1978)
Realizador: John Carpenter
Argumento: John Carpenter; Debra Hill
Intérpretes: Donald Pleasence; Jamie Lee Curtis; Nancy Kyes; P.J Soles; Charles Cyphers; Tony Moran; Sandy Johnson
Música: John Carpenter
Fotografia: Dean Cundey
Género: Terror, Thriller
Duração: 91 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário