terça-feira, 30 de outubro de 2012

An American Werewolf in London (1981)

É algo estranho escrever sobre AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON num tempo em que o Terror se enche de meta-significados e laxismo intelectual. É refrescante encontrar um filme de terror que é um filme de terror, liberto de pretensiosismos e falsas expectativas. A obra de John Landis cumpre esses requisitos, demonstrando capacidade de se afirmar ainda hoje, numa época que já não será a sua. É tudo muito simples: dois miúdos saídos do college andam a trilhar a Europa de mochila às costas. Chegados ao countryside inglês (hoje deu-me para estrangeirismos) são atacados por uma criatura das trevas; um deles morre, o outro é mordido. Vai para Londres, apaixona-se por uma enfermeira e vira lobisomem. Nada mais, nada menos. E isso é uma arte, o de não complicar o que não precisa de ser complicado.

A falsa ideia de que simplicidade equivale a falta de qualidade é aqui contrariada. Landis constrói uma estória bem interessante, manipulando convenções do género e alicerçando-a num conjunto de efeitos visuais inovadores à data em que o filme foi feito. Rick Baker mostra o porquê de o apelidarem de génio naquilo que faz - ganhou o Oscar de Melhor Caracterização por esta fita - e brinda-nos com belas sequências de transformação em lobisomem e um imaginativo morto-vivo de goela aberta. E depois temos o David Kessler de David Naughton, uma das personagens mais carismáticas do género. Durante hora e meia Landis apresenta-nos aquele jovem, um ianque em terras britânicas, caído de amores por uma moça local, que, disparando piadas sobre licantropia e outras coisas obscuras, descobre que também ele padece dessa condição. O problema é que David é tão adorável e inocente que até nós, o público, que sabemos o que ele anda a fazer nas noites de lua cheia, somos incapazes de o ligar aos actos da criatura em que se transforma. Quando é tudo tão directo, é difícil não gostar. Mesmo que não encaixe no que se tem vindo a desenvolver dentro do género nos últimos anos.


Título Original: An American Werewolf in London (EUA/Reino Unido, 1981)
Realizador: John Landis
Argumento: John Landis
Intérpretes: David Naughton, Griffin Dunne, Jenny Agutter, John Woodvine, David Schofield, Frank Oz, Lila Kaye, Brian Glover
Música: Elmer Bernstein
Fotografia: Robert Paynter
Género: Comédia, Terror, Thriller
Duração: 97 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário