quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Abraham Lincoln: Vampire Hunter (2012)

Está provado que Timur Bekmambetov gosta de teorias da conspiração. Depois de sociedades secretas que matam para repor a ordem no Mundo (Wanted), poderes ocultos que batalham entre si nas ruas de Moscovo (Night Watch e Day Watch) e cosmonautas numa Lua habitada por perigosas criaturas (serviu como produtor de Apollo 18) chegou a vez de se debruçar sobre a História Americana, terreno tão fértil em intrigas e mistérios. O título diz tudo, ABRAHAM LINCOLN: VAMPIRE HUNTER coloca um dos mais célebres presidentes norte-americanos a aviar vampiros à machadada. Isto do revisionismo Fantástico parece ter virado moda. Deixam-se cair as subtilezas e delicadezas e mergulha-se de cabeça no género.

Bekmambetov faz do movimento uma das suas imagens de marca. Não é incomum encontrar no seu trabalho sequências estilizadas em câmara lenta, por vezes escusadas e demasiado extensas. A atracção do público pelo cinético explica a utilização que o realizador faz da técnica. A realização é segura, marcada por interpretações razoáveis (Benjamin Walker e Mary Elizabeth Winstead competentes como o casal Lincoln, Rufus Sewell a merecer mais destaque). O argumento de Seth Grahame-Smith, adaptado do seu romance homónimo, peca pelo largo período de tempo que aborda - isto de fazer um filme que toca quase todos os momentos da vida de Lincoln, mas que não quer ser um biopic é coisa complicada - e pela redundância a que se expõe.

O enredo explora, no entanto, algumas noções interessantes. A escravatura como condição natural do Homem - Adam chega a enumerar as vezes que viu homens a fazer de outros seus escravos - e o próprio vampirismo como servilismo. Lincoln vai repetindo que ninguém será livre até todos o serem, mas também ele serve uma causa: a de exterminar vampiros. Tudo muito nobre, muito justo, entrando numa Guerra Civil contra o Sul senhorial governado pelas criaturas que fazem dos escravos seu alimento. Com Spielberg prestes a estrear o seu Lincoln - esse um biopic assumido - Abraham Lincoln: Vampire Hunter corre o risco de ser rapidamente olvidado. No fundo, tem-se aqui um filme de acção equilibrado; pedir mais é exagerar.


Titulo Original: Abraham Lincoln: Vampire Hunter (EUA, 2012)
Realizador: Timur Bekmambetov
Argumento: Seth Grahame-Smith (adaptado do seu romaance homónimo)
Intérpretes: Benjamin Walker, Dominic Cooper, Mary Elizabeth Winstead, Anthony Mackie, Rufus Sewell, Jimmi Simpson, Erin Wasson, Marton Csokas
Música: Henry Jackman
Fotografia: Caleb Deschanel
Género: Acção, Fantasia, Terror, Thriller
Duração: 105 minutos


 

Sem comentários :

Enviar um comentário