quinta-feira, 6 de setembro de 2012

The Tourist (2010)

Um homem de cara desconhecida é perseguido pela máfia russa e pela polícia internacional. A sua amante embarca num comboio rumo a Veneza. Pelo meio, apanha um turista americano de estrutura facial semelhante à da figura misteriosa. No final, vai tudo parar a Itália, num jogo do rato e do gato entre canais, monumentos e demasiada gente à mistura. Pode parecer esquisito, quase esquizofrénico, mas são estas as linhas gerais pelas quais THE TOURIST se guia. Remake de um filme francês - Anthony Zimmer (2005) - perde-se no excesso de talento e acção.

Florian Henckel von Donnersmarck, cineasta alemão de nome complicado, vinha embalado de um brilhante filme com The Live of Others (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007). Pequena pérola do cinema europeu, era previsível que desse o salto para produções maiores e que fosse capaz de atrair algumas estrelas internacionais para o seu próximo projecto. Infelizmente, entre The Live of Others e The Tourist não foi capaz de repetir virtudes, transformando os pontos fortes de um nos defeitos do outro. Incapaz de controlar a história, von Donnersmarck pauta a sua obra mais recente com ritmo inconstante, dando-lhe rumo errático e um final, no mínimo, previsível. Nem os momentos de suspense se elevam neste thriller, marcado por fugas e lutas sem adrenalina. Mas, então, o que fica para se salvar?

A mise en scène é bela e a fotografia mostra-se capaz de a acompanhar. A banda sonora equilibra as contas e o duo de protagonistas, ainda que distantes do seu auge, mostra-se carismático o suficiente para aguentar o espectador. Desperdiça-se talento - faltam bons momentos a Bettany, Sewell e Dalton - é verdade, mas The Tourist não é um filme de todo desagradável. Insosso e demasiado neutro, talvez. O melhor resume-se bem pela cena em que as personagens de Jolie e Depp se encontram pela primeira vez no comboio. O resto queda-se abaixo.


Título Original: The Tourist (EUA/França, 2010)
Realização: Florian Henckel von Donnersmarck
Argumento: Florian Henckel von Donnersmarck, Christopher McQuarrie, Julian Fellowes (baseado no filme original de Jérôme Salle)
Intérpretes: Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany, Steven Berkoff, Timothy Dalton, Rufus Sewell
Música: James Newton Howard
Fotografia: John Seale
Género: Acção, Romance, Thriller
Duração: 103 minutos


1 comentário :

  1. "O Turista": 4*

    "O Turista" tem momentos hilariantes e cenas de pura ação, tem também surpreendentes reviravoltas e uma pitada de romance.
    "The Tourist" tem um bom elenco e uma boa química entre os protagonistas, o que mostra a qualidade do filme.

    Cumprimentos, Frederico.

    ResponderEliminar