sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Don't Be Afraid of the Dark (2010)

Guillermo del Toro tem vindo a cimentar a sua reputação nos últimos anos como um dos novos mestres do Terror. Para quem souber onde procurar, é fácil encontrar nas obras em que o mexicano participa como produtor, argumentista ou realizador - posto no qual, de resto, se revela mais competente - os traços característicos do seu trabalho. Ambientes luminosos, contos-de-fadas pervertidos, pais ausentes e/ou negligentes, todos eles são marcas do universo de del Toro como autor. DON'T BE AFRAID OF THE DARK não foge à regra nem ao padrão, encaixando bem na filmografia do mexicano, que o desenvolveu como argumentista e produtor.

Realizado por Troy Nixey, a película revela a espaços a inexperiência do canadiano, estreante em longas-metragens. Adaptada de um filme televisivo de 1973, a estória foca-se numa menina que vai viver com o pai e a sua nova namorada numa casa em restauro e que liberta, inadvertidamente, demónios antigos que a querem tornar numa deles. A premissa não é novidade, mas a forma como foi filmado chega para o filme levar a sua avante. Os sustos são bem pensados - rompe-se com a moda e não se depende em demasia de jump scares - e a imagética atrai o espectador. Bailee Madison, a mais nova, destaca-se e revela-se facilmente uma das melhores personagens infantis do Terror recente. Ela, afastada pela mãe e frequentemente ignorada pelo pai nos seus gritos de ajuda face ao sobrenatural, demonstra um variado leque de emoções, tocando desde a apatia ao medo. É ela a estrela de Don't Be Afraid of the Dark. Já Guy Pearce é mal aproveitado, e Katie Holmes surge medíocre na sua interpretação, nao muito longe da qualidade a que já nos habituou.

Del Toro gosta de brincar nos seus filmes com a junção precoce de terror com a infância. Mesmo como produtor não se afasta muito desse registo e cria, de novo, uma assustadora fantasia em torno de uma rapariguinha e dos contos-de-fadas que lhe vão chegando. Talvez por isso - o casarão na natureza e com motivos naturalistas, as cenas douradas e luminosas, a escolha de uma criatura associada a crianças, o próprio labirinto - seja fácil identificar, tendo em conta as devidas distâncias, Don't Be Afraid of the Dark com El Laberinto del Fauno, obra-maior da filmografia do mexicano (essa como realizador), mais perfeita e polida do que esta abordagem de Nixey ao tema. Numa só palavra, razoável.


Título Original: Don't Be Afraid of the Dark (Austrália/EUA/México, 2010)
Realizador: Troy Nixey
Argumento: Guillermo del Toro, Matthew Robbins (baseado no telefilme de 1973 escrito por Nigel McKeand)
Intérpretes: Bailee Madison, Guy Pearce, Katie Holmes, Jack Thompson, Julia Blake, James Mackay, Alan Dale
Música: Marco Beltrami, Buck Sanders
Fotografia: Oliver Stapleton
Género: Terror, Thriller
Duração: 99 minutos


 

1 comentário :