domingo, 10 de junho de 2012

Project X (2012)

O sonho de realizar a maior festa de sempre terá passado, nalguma altura, pela cabeça de todos nós e Project X faz isso mesmo, dá vida a esse sonho e trás-nos, de facto, a festa mais tresloucada, descontrolada e verdadeiramente épica. É o primeiro trabalho no grande ecrã, como realizador, de Nima Nourizadeh e que grande começo.

Qualquer tentativa de procurar um enredo profundo e com significado será inútil, isto é apenas a história de como três alunos do secundário tentam fazer uma festa de aniversário grande o suficiente para serem reconhecidos na escola. Infelizmente, noticias desta festa chegam a milhares de pessoas e a certa altura deixa de haver qualquer tipo de controlo. Aquilo que era suposto ser uma festa, entre amigos e conhecidos, num quintal tornou-se num cenário apocalíptico que ocupou um quarteirão inteiro.

O filme é gravado ao estilo cinéma vérité, sendo uma compilação editada de gravações 'caseiras', de várias fontes distintas, dos acontecimentos que levam a que a festa aconteça e a festa em si. Para os mais desinformados, isto não é parecido com The Hangover, poucas ou nenhumas semelhanças tem, apenas partilham alguns produtores, no entanto muitos esperam algo do género antes de o visualizarem e acabam por sair a achar que é um filme simplesmente rude, com actores amadores e mau trabalho de filmagem que incita o caos, o que não está longe da verdade, a níveis técnicos é um filme verdadeiramente mau, mas não é isso que se quer desde o inicio. Não é um filme com conteúdo, muito menos algo com um significado ou até um ponto moralista na história, nem foi isso que tentou atingir, é apenas uma gravação duma festa, a melhor festa, de 88 minutos com o objectivo de entreter, e isso sim, consegue e de que maneira.

Para além de ter sido completamente destruído por maior parte dos críticos é, de certa forma, triste ver como grande parte do público não conseguiu absorver a verdadeira essência desta experiência e decidem descartá-lo como se fosse um pedaço de lixo de cinema, quando na realidade não passa de uma festa, a simples demonstração do sonho de qualquer adolescente. Pessoalmente, achei simplesmente genial como conseguiram replicar todos os comportamentos típicos de uma juventude imatura num ambiente de completa liberdade e com acesso indiscriminado a imensas substâncias ilícitas, que, temos que admitir, é exactamente como os jovens de hoje iriam agir face tal situação. Todo o descontrolo que ocorre após a primeira parte do filme é de proporções nunca antes vistas, principalmente num ambiente realista como este, muito menos nos modestos subúrbios de Pasadena.

Quem estiver à espera de cinema, mais propriamente um filme a sério, mais vale dar meia volta e não olhar para trás, isto não é para vocês. Isto é para os que procuram diversão enquanto apreciam um bom balde de pipocas com um grupo de amigos, pois no meio de drogas, nudez, pessoas pequenas presas em fornos, cães voadores, adultos estranhos no meio de adolescentes, motins e um lança-chamas não há lugar para a decência nem para o que é moralmente aceitável. Assim, avalio este filme pelo seu factor de entretenimento e não pelo factor técnico.


Título Original: Project X (EUA, 2012)
Realizador: Nima Nourizadeh
Argumento: Matt Drake; Michael Bacall
Intérpretes: Thomas Mann; Oliver Cooper; Jonathan Daniel Brown; Dax Flame; Kirby Bliss Blanton; Brandy Hender; Alexis Knapp
Fotografia: Ken Seng
Género: Comédia
Duração: 88 minutos




Sem comentários :

Enviar um comentário