quarta-feira, 30 de maio de 2012

Limitless (2011)

Uma abordagem interessante, às vezes não muito clara, ao potencial cerebral e ao uso descontrolado de narcóticos perigosos, a isso se resume Limitless (2011), de Neil Burger, baseado no romance The Dark Fields, de Alan Glynn. Não é fácil arranjar ideias inovadoras no cinema hoje em dia, no entanto este filme mostra que ainda é possível e mesmo com algumas falhas de argumento consegue incitar a curiosidade de muitos.

 Eddie Morra (Bradley Cooper) é um escritor sem sucesso e desempregado a quem oferecem a oportunidade de mudar a sua vida para melhor, NZT-48, uma droga experimental que permite ao consumidor aumentar exponencialmente o potencial cerebral, consequentemente o seu Q.I. No entanto, quando começa a subir na vida financeira com o mercado das bolsas de valores e a socializar com magnatas como Carl Van Loom (Robert De Niro) torna-se num alvo a abater por entidades desconhecidas que buscam obter o NZT.

Primeira coisa a notar será o método de filmagem e os efeitos visuais que acentuam de maneira criativa o estado de espírito da personagem, quer esteja no estado normal de completa melancolia quer no estado alterado devido a narcóticos, o que transmite ao público tudo aquilo que a personagem está a sentir no momento. Isto também se reflecte no trabalho de realização de Neil Burger, também responsável pelo The Illusionist (2006), que mostra grande criatividade e profissionalismo. Todo o elenco teve um óptimo desempenho, uns mais que outros mas um bom geral. O argumento é várias vezes vitima de falhas em certos e determinados pontos do raciocínio que por vezes atrapalham e evitam que todo o filme se torne mais credível e, mas mantém o factor de originalidade e o factor de questões morais que o tornam interessante e cativante.

No final é um filme que é visualmente apelativo e com um conceito interessante, seria melhor se houvesse a exploração em profundidade do tema central, que acaba por ser um pouco vago. Escusado será dizer, é um filme que recomendo, provavelmente é algo merecedor de duas ou três visualizações, de longe a longe, e será algo que grande parte do público irá apreciar e para os que não gostarem talvez um pouco de NZT faça bem.


Título Original: Limitless (EUA, 2011)
Realizador: Neil Burger
Argumento: Lesley Dixon; Alan Glynn (baseado no livro The Dark Fields)
Intérpretes: Bradley Cooper; Robert De Niro; Abbie Cornish; Andrew Howard; Anna Friel; Johnny Whitworth
Música: Paul Leonard-Morgan
Fotografia: Jo Willems
Género: Acção, Ficção-Científica, Mistério, Thriller
Duração: 105 minutos


Sem comentários :

Enviar um comentário