sábado, 7 de abril de 2012

Source Code (2011)

Colter Stevens: «Christina, what would you do if you knew you had less than one minute to live?»
Christina: «I'd make those seconds count.»

Um homem acorda num comboio confuso em relação à sua identidade. Oito minutos depois, o comboio explode. O homem é Colter Stevens (Jake Gyllenhaal), um piloto da Força Aérea que, através de um programa do exército, é capaz de voltar ao passado durante oito minutos de cada vez. Esta é a premissa básica de Source Code, simplificada ao máximo. Na realidade, a viagem ao passado não é mesmo uma viagem no tempo, antes uma forma de realidade alternativa, o código-base, gerada através dos impulsos eléctricos de um cérebro recentemente falecido. Em teoria, nada pode ser alterado no código-base, cabendo a Colter Stevens procurar pistas no comboio que ajudem a impedir um ataque terrorista na vida real. Na prática, não será bem assim. 

Source Code é um filme em crise de identidade. Ben Ripley, que já havia sido o responsável pelo argumento de filmes como Species III e Species: The Awakening, parece ainda mais confuso do que o espectador em relação à natureza da história (se é que é possível), falhando em lhe dar um final satisfatório. A realização de Duncan Jones e a interpretação de Gyllenhaal vão aguentando o filme, mas não conseguem fazer milagres face a um argumento tão frágil como este. Michelle Monaghan vai aparecendo e desaparecendo, tal como Vera Farmiga e Jeffrey Wright, que só lá estão para fazer número, e porque alguém tinha de atar as pontas soltas fora do alcance de Colter Stevens. As suas interpretações não são más, mas com Gyllenhaal a monopolizar o tempo de ecrã e o destino da película seria complicado fazer melhor. Os efeitos especiais vão melhorando ao longo do filme, com a primeira explosão do comboio a ser, de longe, a menos credível.

Depois de Moon ter abalado meio Mundo, Source Code poderia ter sido a confirmação definitiva de Duncan Jones como um dos melhores realizadores actuais de ficção-científica. É verdade que a coisa não lhe saiu completamente mal, mas quem alia esforços a Ben Ripley não pode esperar um argumento consistente e digno de valor. A confirmação, pelo menos para mim, terá de ser adiada por mais um filme.


Título Original: Source Code (EUA, 2011)
Realizador: Duncan Jones
Argumento: Ben Ripley
Intérpretes: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright, Michael Arden
Música: Chris Bacon
Fotografia: Don Burgess
Género: Acção, Ficção-Científica, Thriller
Duração: 93 minutos



Sem comentários :

Enviar um comentário