terça-feira, 13 de março de 2012

Lobos De Arga (2011)

Um dos grandes sucessos do Fantasporto 2012, um filme que garante reacender aquela pequena chama que arde pelos bons velhos filmes de lobisomens. Lobos de Arga, de Juan Martinez Moreno, é provavelmente a mistura perfeita de comédia e terror, que deixará o público com um sorriso na cara, mesmo depois de hora e meia de gargalhadas valentes. Já cá fazia falta um bom filme de lobisomens.

Tomás (Gorka Otxoa), é um escritor com muito pouco sucesso e quando a inspiração lhe falha ele decide voltar às suas raízes, na velha província de Arga. Infelizmente nem tudo corre como previsto quando se vê atacado pelas pessoas que conhecia desde criança e oferecido como sacrifício para acabar com uma antiga maldição, antes que esta active a segunda maldição que potencialmente atormentará toda a aldeia. Tudo piora quando apenas tem um cão, um velho amigo e um agente literário para o ajudar.

Definitivamente, um filme bastante divertido e que garante um tempo bem passado. O elemento de terror não é muito pesado, devido ao elemento cómico, mas também não passa despercebido. O filme está de feito de forma tão boa que mesmo algo tão 'batido' como lobisomens, maldições e paródias, dão-nos a sensação de novidade, algo que ainda não tínhamos visto e que nos prende à cadeira o tempo todo. O trabalho dos actores envolvidos é excelente, incluindo o cão que desempenha um papel fenomenal em muitos dos melhores momentos de todo o filme, dando um crédito extra a Carlos Areces pela sua personagem, Calixto, que faz um contributo tremendo à parte cómica do filme.

Em termos de realização, o filme está muito bom - parabéns a Juan Martinez. Embora a caracterização dos lobisomens seja daquela um pouco duvidosa e pouco desenvolvida, é um dos aspectos que nos faz relembrar os filmes de lobisomens dos anos 70-80, o que até considero um ponto a favor. Para além disso, há também uma paródia, que achei muito boa, às maldições, atribuídas a lobisomens e este tipo de monstros, que é bastante inteligente e nos leva a rever todos os filmes de maldições que já vimos, por estas e outras razões é um filme que é, mas ao mesmo tempo não é uma paródia a outros filmes, já que possuí aquele toque de novidade e exclusividade. Claramente um dos filmes a ver e que promete não desiludir, seja qual for a audiência.


Titulo Original: Lobos de Arga
Realizador: Juan Martinez Moreno
Argumento: Juan Martinez Moreno
Intérpretes: Carlos Areces; Gorka Otxoa; Secun De La Rosa; Mavel Ribera; Manuel Maquiña; Luis Zahera
Música: Sergio Moure
Fotografia: Carlos Ferro
Género: Comédia, Terror
Duração: 100 minutos




Sem comentários :

Enviar um comentário