sexta-feira, 16 de março de 2012

Attack The Block (2011)

Seria de pensar que qualquer enredo envolvendo extraterrestres já tivesse sido explorado e qualquer método para os impedir já tivesse sido usado, felizmente este não é o caso. Agora temos Attack The Block, de Joe Cornish, que traz uma situação nova no que toca às invasões alienígenas, não de uma maneira muito agressiva para o publico mas sim com uma mistura bastante saudável de ficção cientifica, acção e comédia.

O filme sobre um grupo de jovens criminosos britânicos que são subitamente atacados por o que julgam ser um pequeno macaco estranho e acabam por o matar, mal sabiam eles que estava prestes a começar a noite mais inesquecível das suas vidas quando vêm que o seu complexo de apartamentos é o alvo de uma invasão extraterrestre. Numa tentativa de proteger as suas casa e famílias os jovens lançam-se numa luta contra os invasores, enquanto fogem da policia e de traficantes perigosos.

Primeira coisa a notar serão os actores que apesar das suas idades e pouca experiência demonstram estar à altura do desafio. As actuações são incrivelmente credíveis e tornam quase impossível o espectador não sentir empatia pelas personagens, com um crédito especial a John Boyega, Alex Esmail e Leeon Jones, e claro não esquecer também Nick Frost que embora não tenha um papel muito importante continua a ser um ponto a favor sendo já conhecido por diversas comédias britânicas, incluindo Shaun Of The Dead e Paul.

Todo o filme avança com um ritmo apropriado com a quantidade perfeita de comédia e acção, com uma imagem muito boa e atractiva. A realização de Joe Cornish é também um ponto a notar, que surpreendeu, visto   este ser o seu primeiro trabalho como realizador de cinema, tendo apenas trabalhado como realizador em televisão. A caracterização dos extraterrestres não é nada de especial, consistindo apenas numa espécie de cães monstruosos, pretos, cegos e com o interior da boca fluorescente, no entanto nada que mereça ponto negativo. 

Pode se dizer que é um filme com um grande potencial de entretenimento, não é algo de extraordinário nem de outro mundo, mas cumpre com os objectivos o que já é algo muito difícil de encontrar hoje em dia no cinema. Vale pela sua surpreendente qualidade e história, algo que não estava nada à espera quando o vi e, como é óbvio, vou recomendá-lo a toda gente, dificilmente alguém não gostará.


Título Original: Attack The Block (Irlanda, 2011)
Realizador: Joe Cornish
Argumento: Joe Cornish
Intérpretes: John Boyega; Alex Esmail; Leeon Jones; Jodie Whittaker; Franz Drameh; Simon Howard; Luke Treadaway; Nick Frost
Música: Steven Price
Fotografia: Thomas Townend
Género: Acção, Comédia, Ficção-Científica
Duração: 88 minutos




Sem comentários :

Enviar um comentário