sábado, 19 de março de 2011

Tekken (2010): "Vamos mazé andar à porrada, pá!"

"Parece que hoje em dia videojogos é o que está a dar, então porque não fazer um filme sobre um?" - este pensamento tem sido muito comum nos últimos tempos, e a tentativa mais recente de o pôr em prática é Tekken (2009), realizado por Dwight H. Little, que vem trazer grandes momentos de entretenimento e fascínio não só para os fãs deste grande franchise, mas também aos amantes de filmes de acção - quer dizer, pelo menos suponho que fosse esse o objectivo.

Para quem conhece o jogo não deve ser necessário explicar muito sobre as personagens ou a história; para os que estão pela primeira vez a ouvir falar sobre isto, pode-se dizer que seguimos os acontecimentos dum praticante de artes marciais, Jin Kazama, que se envolve num torneio de artes marciais, o Iron Fist, numa tentativa de desvendar os mistérios do seu passado, e de se livrar da terrível maldição ligada à sua família. No meio disto entrelaçam-se também as histórias de mais 20 e tal personagens, incluindo o pai e avô de Jin, Kazuya e Heihachi Michima, respectivamente, todas elas com o objectivo de vencer o torneio. É pena que o filme não siga essa premissa, excepto, claro, nas personagens (pelo menos, nalgumas delas), e que o torneio, em vez de tudo o que é nos videojogos, seja uma típica história de vingança, em que Jin procura punir os responsáveis pela morte da sua mãe. Para o fazer terá que vencer o torneio Iron Fist, e matar Heihachi Michima (que, por acaso, é seu avô, mas ambos desconhecem este facto), o actual presidente executivo da Tekken, a empresa que controla o Mundo.

Tekken é aquele tipo de filme que irá ficar na memória dos fãs, não pela sua imensa qualidade, mas sim pelo facto de ser apenas mais uma adição à prateleira dos filmes que "destruíram a memória de algo precioso". Mas vá, nem tudo está perdido, neste alucinante fracasso ainda se aproveitam certos elementos: as personagens estão caracterizadas de tal maneira, que se pode quase dizer que estão perfeitas, pelo menos no que diz respeito ao vestuário, coisa que já noutros filmes game-based nem se deram ao trabalho de tentar... No que diz respeito às cenas de luta, não há muito a dizer: nem foram boas, nem foram más. Mas tendo em conta que o tema geral disto tudo é andar à pêra, penso que foi uma grande desilusão - vá, não custava nada esforçarem-se mais um pouco - mas, enfim, Tekken é um filme digno de, pelo menos, uma visualização, nem que seja só para dar umas gargalhadas a ver os passos de dança da personagem principal.

Posso afirmar que não é um filme mau o suficiente para se descartar logo à partida, e que até é agradável vê-lo com os amigos, isto, se conseguir esquecer durante 92 minutos que se baseia no jogo. Se estiver aborrecido ou sem nada para fazer, então dispense um pouco do seu tempo e veja por si mesmo.


IMDb: 5.1/10
Rotten Tomatoes: 36% liked it (2.8/5 average rating)




Sem comentários :

Enviar um comentário